Endereço

Rua Maria Belini Fachini, 56 Jd. Fátima | Araras | SP

Aula 03 - Salvação

Jovens


Ministério de jovens
e adolescentes IBÂ:

SALVAÇÃO

 

A doutrina da salvação envolve vários aspectos que precisam ser bem conhecidos pelos cristãos. Por isso neste estudo daremos um conceito de cada um desses aspectos que juntos compõem o que podemos chamar de salvação bíblica.  

 

A REGENERAÇÃO

Basicamente, regenerar significa criar de novo, não se trata de uma reforma, mas sim de uma criação.
João 3.3–6 - 3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
1.ª Pedro 1.3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
1.ª João 3.9 - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus

A regeneração significa um reviver espiritual, já que o próprio é algo ligado a geração e não pode existir sem que haja um nascimento.
Efésios 2.1,5-6   -1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

É evidente que uma vida espiritual também está envolvida o conceito de regeneração.
Efésios 2.10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

2.ª Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo


O ARREPENDIMENTO

O arrependimento é uma confissão de pensamento e atitude em relação a Deus e sua palavra. Mateus 21.28–30 nos ajuda a entender o conceito do arrependimento.
O verdadeiro arrependimento demonstra mudanças com relação ao pecado.
Lucas 15.18 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

Atos 2.36–40 – 36 Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

O arrependimento não envolve somente o modo de pensar da pessoa, mas também suas atitudes, detestando o pecado. (Salmo 97.10 - Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios.)
A vontade de uma pessoa também expressa quando ela se arrepende. Isto se verifica quando tal pessoa forma um novo propósito com relação ao pecado e vontade de Deus.
Lucas 15.18–20 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

1.ª Tessalonicenses 1. 9 - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,


O arrependimento se manifesta na tristeza e no abandono do pecado.
Salmo 32.3–5 – 3 Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)
5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)

Provérbios 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

A FÉ
Relacionada à doutrina da salvação, fé significa o abandono da confiança dos próprios recursos e o lançar-se sem reservas nas mãos de Deus, apegando-se a suas promessas e apegando-se a obra terminada de Cristo referente à salvação.
Efésios 2.8 –10 – 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
João 3.16–18 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Romanos 1.17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.

Fica, pois evidente que a fé salvadora envolve a aceitação de Cristo conforme Ele é apresentado nas escrituras.

João 1.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

1.ª João 5.10–12 – 10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
11 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
12 - Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

A Bíblia ensina que a fé é um dom de Deus, é Ele quem a entrega.
Filipenses 1.29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,

Hebreus 12.2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

 A JUSTIFICAÇÃO
Justificação, biblicamente falando, significa “declarar justo” ou “declarar livre de culpa e de merecimento do castigo”. Com isso em mente podemos dizer que “a justificação é um ato judicial de Deus, mediante o qual aquele que deposita sua confiança em Cristo é declarado justo a seus olhos, e livre de toda culpa e punição”. (Bancroft)
A justiça envolve a remissão de pecados, bem como a remoção de sua culpa e penalidade.
Atos 13.38-39 Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.
39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

Romanos 8.1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.;
Romanos  8: 33.34 – 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Além disso, a atribuição da retidão de Cristo e, conseqüentemente a restauração ao favor de Deus são aplicadas ao homem justificado.
2.ª  Coríntios 5.21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Filipenses 3.9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
Romanos 3.21-24 – 21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 5.1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

A SANTIFICAÇÃO
Basicamente, santificação é a separação de algo por Deus para o seu uso. Quando relacionada  à salvação do homem, a santificação pode ser posicional, experimental e futura.

- Santificação posicional
É uma fase instantânea da santificação. Ela se dá no momento em que aceitemos Cristo como salvador. (1.ª  Coríntios 6.11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.) Nesse instante, passamos a ocupar uma nova posição diante de Deus graças à justiça de Cristo imputada em nós.

- Santificação Experimental
Está é a fase progressiva da santificação, começa no momento da conversão (Hebreus 10.14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.) e continua se desenvolvendo cada vez mais. (2.ª Coríntios. 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.)

Santificação Final
É a fase relacionada com a consumação da santificação do crente, quando este em tudo for semelhante a Cristo, completamente aperfeiçoado do pecado.
Filipenses 3.12-14 – 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.


1.ª  João 3.2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.


CONCLUSÃO
A salvação verdadeiramente bíblica deixa claro que o homem depende unicamente da graça e misericórdia de Deus.
Não há nada que o homem possa fazer de si mesmo para obter ou merecer a salvação. Por isso, é só o Cristianismo autêntico que, diferentemente das outras religiões, apresenta Deus vindo ao encontro do pecador ao invés do pecador indo ao encontro de Deus.
                       
Desde o Éden, é Deus quem sai à procura do homem perdido“Onde estás?” (Gênesis 3.9) E, no decorrer da história nós O vemos vindo em busca do ser humano e atraindo-o para Si com “laços de amor”. (Oséias 11.1-4; também Salmo 65.4; Jeremias 30.21; 31.3) Já que, por causa da corrupção do pecado, não há na humanidade alguém que busque a Deus. (Romanos.3:11)
  A prova mais contundente da iniciativa de Deus em buscar o homem perdido, está no fato d’Ele ter enviado seu filho ao mundo. (Gálatas 4.4) A palavra de Jesus no evangelho de Lucas acerca do propósito de sua vinda aponta para a obra em que a ação de Deus em buscar o homem perdido atinge o seu mais alto plano. (Lucas 19.10)